Os ambientes mais “sociais” de uma residência recebem maior ênfase e são mais glamourosos. Mas sem dúvida, o dormitório é o ambiente mais “pessoal”.
Nele tanto nos despedimos como também encaramos o começo de um novo dia.
Sem dúvida ele precisa ser acolhedor, aconchegante e jamais abarrotado de coisas. Deve ser um espaço onde seja possível relaxar e se desligar dos problemas externos.
Embora deva ter a “cara” de seu dono, é imprescindível que seja um ambiente bem arejado e com boa iluminação natural. Não abra mão disso. Quartos de casal devem ser muito bem planejados, pois deverá atender a duas pessoas que por sua vez possuem gostos e necessidades diferentes.
Os quartos para crianças e adolescentes sem dúvida são mais complexos, pois na maioria dos casos o ambiente será usado para mais de uma atividade. As necessidades das crianças mudam em média a cada três anos. Portanto, ao planejar um quarto é preciso levar em consideração as necessidades do usuário conforme sua faixa etária:
De 0-3 anos
Dos 4-6 anos
Dos 7-10 anos
Dos 11-13 anos e por fim acima dos 13 anos
Um capítulo a parte é o quarto do idoso que também deve ser muito bem planejado. Em qualquer projeto é preciso levar em conta as dimensões dos ambientes e com os dormitórios não deve ser diferente.
Não cometa o erro “comum” de ir a uma loja escolher o móvel simplesmente pela beleza e qualidade e esquecer-se das dimensões. Uma cama “king size” não cabe adequadamente na maioria dos apartamentos entregues pelas construtoras atualmente. O quarto precisa ser harmônico levando em conta os gostos pessoais tais como cores, texturas, estilos, etc. As cores são um aspecto importantíssimo pois elas têm efeito psicológico sobre as pessoas. O azul, por exemplo, em tons claros tem efeito calmante em pessoas agitadas, mas em tons escuros podem deprimir. Pode-se mesclar o azul claro com peças amareladas ou creme para dar mais alegria. Os tons de verde também são relaxantes como na natureza. Evite os excessos com amarelo e vermelho, pois estimulam demais o cérebro, desse modo não são as cores ideais para os quartos.
A iluminação deve ser flexível, com iluminação geral para as tarefas básicas, iluminação de tarefa para atividades específicas e iluminação de destaque para criar cenários ou mesmo destacar um objeto. Para a decoração e composição desse ambiente há uma infinidade de produtos disponíveis no mercado – desde pequenos objetos, à poltronas, espelhos, papéis de parede, etc.
O êxito no resultado final levará em conta: necessidades, dimensões, estilos, hábitos, gostos pessoais, idade, gênero, etc.
Seguem alguns exemplos de quartos em estilo contemporâneo, clássico, de casal, de bebês, infantis, de adolescentes, de mostras, orientais, etc. Pequenos e grandes. Tem para todos os gostos…
Nenhum comentário:
Postar um comentário